Notícias

Porto de Açu apresenta projetos durante o Fórum de Líderes

Empreendimentos promissores no país estão inspirando projeções positivas no mercado, como foi possível atestar nesta 13ª edição da Marintec South America. Um exemplo é o Porto de Açu, localizado em São João da Barra, no norte fluminense. O diretor comercial do complexo, Marcelo Veloso, participou do Fórum de Líderes no Painel “Infraestrutura e Desenvolvimento do Transporte Marítimo Brasileiro”. Na palestra “Modelo integrado de competitividade porto-indústria offshore”, ele abordou os principais avanços e perspectivas do porto.

“Temos um terminal com 500 metros de cais e 14 metros de profundidade para atender o conceito de porto indústria e também a indústria naval”, explicou. “Temos uma vantagem competitiva que é o fato do porto ser 100% privado, ou seja, somos totalmente responsáveis por questões como dragagem que, nos complexos públicos, sofrem com a burocracia e morosidade”. A administração do porto, de responsabilidade da Prumo Logística, tem planos ambiciosos: consolidar um condomínio logístico em 2018 e implantar, em 2019, uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

Operações verdes Em outro painel do Fórum de Líderes, que teve como tema “ Tecnologia e Inovação na Indústria Marítima Nacional e Internacional”, o gerente de HSEQ/HR da Solstad Offshore abordou os impactos das Operações Verdes da empresa. A partir de 2009, uma série de procedimentos foram implantados nas embarcações da organização com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e aplicar parte dos recursos economizados na preservação de florestas e tribos indígenas.

“O projeto trouxe resultados significativos. Foram 21.434 green operations com uma economia de 990 mil tonelados de CO2, o que representa 21 milhões de metros quadrados de florestas preservadas no período, em parceria com a Norwegian Rainforest Foundation”, explicou. 

Search

Mais Lido