fbpx

Presidente da Transpetro confirma ações efetivas para a retomada da indústria naval no Brasil

Edital deve ser lançado para definir quais serão os estaleiros responsáveis pelas encomendas da estatal. Navalshore reúne em agosto principais atores do mercado para debater crescimento da indústria

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, confirmou que foi criado um grupo de trabalho na empresa para que seja apresentado um plano detalhado para a retomada das contratações de embarcações. Segundo ele, os novos navios serão encomendados de acordo com a demanda da Petrobras.

"A retomada das contratações não se dará a qualquer preço e a qualquer prazo. As encomendas devem incluir, principalmente, navios gaseiros e embarcações para transporte de produtos claros e escuros, mas a quantidade exata de unidades está em análise", disse o presidente da Transpetro.

Ainda de acordo com Bacci, a Transpetro trabalha para tentar lançar o edital entre o final de 2023 e início de 2024 para que se definam os estaleiros nacionais, que serão beneficiados com as novas encomendas. "Além das questões estratégicas de negócios da Transpetro e apoio à logística da Petrobras, a retomada da indústria naval é um impulso à atividade econômica, com a geração de empregos e o desenvolvimento do país", afirmou ele.

O executivo informou, também, que o futuro da Transpetro continuará ligado ao desenvolvimento do Brasil. "Voltaremos a investir fortemente nos próximos anos. A Transpetro dos próximos 25 anos será uma companhia conectada com um mundo mais sustentável rumo à transição energética justa, reconhecida por sua atuação junto às comunidades e que dará orgulho à sua força de trabalho", disse Bacci.

Navalshore 2023

No contexto de voltar a construir no Brasil, a Transpetro retoma sua participação na Navalshore 2023, após vários anos fora do evento. A 17ª edição da Navalshore - Feira e Conferência da Indústria Marítima acontece de 22 a 24 de agosto de 2023, no ExpoMag, no Rio de Janeiro. Considerado encontro líder da indústria naval na América Latina, o evento reunirá armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores do mercado para fomentar o debate deste ecossistema.

"Estar na Navalshore será fundamental nesta nova fase de investimentos e de retomada da ampliação da frota própria da Transpetro, especialmente porque decidimos que todo o processo será feito com muita responsabilidade e não será a qualquer preço e em qualquer prazo", pontuou o presidente da Transpetro. A subsidiária da Petrobras, assim como a AkzoNobel, são patrocinadoras da 17ª edição da Navalshore - Feira e Conferência da Indústria Marítima.

Além da Transpetro, o evento reúne cerca de 90 empresas expositoras da cadeia da indústria naval, entre elas Wartsila, Rolls Royce, Akzonobel, Kongsberg, Cummins, Mitsubishi, Yanmar e Sotreq. Entre os estaleiros expositores estão Atlântico Sul, Rio Maguari, Belov, Mauá e estaleiro São Miguel.

Conferência

Durante o evento, acontece também a Conferência Navalshore, cujos temas norteadores serão: "Caminhos para o fortalecimento da indústria naval e offshore" e "Transição energética na indústria marítima". O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, participa da conferência em painel sobre o poder público e os principais demandantes. Além de Bacci, participam do painel o diretor de Navegação e Hidrovias do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Batista, e o vice-almirante Celso Mizutani Koga, diretor de Gestão de Programas da Marinha do Brasil.

IMPORTANTE! Feira de negócios para profissionais do setor. Não será permitida a entrada de pessoas trajando chinelo, regata ou bermuda, camisetas de futebol e afins. Proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados.